1 2 3 4 5 6

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O silêncio dos meninos



(Este conto está sendo publicado em algumas Antologias, mas a verdade é que era o meu patinho feio abandonado. Enviei por enviar, e acabou eleito entre os melhores contos brasileiros do biênio na CBJE. INCRÍVEL! Opinião é mesmo bunda sem cadeira! Escrevi esse conto em 2004, numa noite insone, e ficou esquecido até ser eleito um dos melhores do Brasil por um círculo literário! Espero que gostem...)

+ +
O céu cinzento anunciava mais um fim de tarde chuvoso, as casas rústicas de madeira pareciam buscar moradia por entre as árvores que se enfileiravam em toda a colina. Os pássaros da noite passeavam sorrateiros, antes da hora, e, covardes, estripavam no bico as aves confusas do dia. Em lugares como Monte Khalpur, é difícil abandonar os pensamentos torturantes; o sobrenatural antecipa qualquer contexto realista e reconfortante. Andam juntos pela mesma sombra, os lúcidos e os loucos, a bondade e a escuridão, o sangue e o vinho. E por entre as frestas dos casebres adormecidos de pé, os olhos cansados de ver e não enxergar pedem silêncio... Assim, os meninos calaram... Os insistentes tiveram as bocas costuradas. E já não sabiam os khalpurianos distinguir entre possessão e possuído, nem poderiam apontar heróis reluzentes dentre os vilões, igualmente submersos na neblina caótica.

Ouvíamos as meninas, ouvíamos somente as meninas chorosas. Como podem os desencarnados exigir algo, como se ainda caminhassem pela matéria? E quem se alimenta das energias ruins que produzimos? Quem se nutre pelo medo, ou por objetivo infinito de vingança? Vivos! Então, consideraremos vivo, qualquer fragmento inteligente que se mantenha entre o labirinto da humanidade, exigindo e buscando. Ou somente caminhando entre nós.

Há muitos anos, na parte alta da colina, um homem perdeu seu filho único numa barbárie: um garoto, que, entre os sofrimentos que o santificaram, teve partes de seu corpo mutiladas lentamente, num tipo de ritual que seu pai desnorteado nunca saberia descrever ao certo. Antes de saltar do despenhadeiro, o homem ainda perguntou aos ventos quem fizera aquilo a seu menino, e os ventos ventaram as mesmas dúvidas desiludidas; a queda mórbida foi inevitável, rompendo o lento sentido do ar. Daquele momento em diante, os meninos do lugar começaram a morrer um a um, todos da mesma forma surrealista, sem marcas ou ferimentos... Sem sangue derramado, apenas corpos frios e olhos cristalizados, abertos, como de quem, segundos antes, teve seu cérebro dilacerado pelos verdadeiros e enlouquecedores segredos do Universo. Olhos de cristal. E a morte não poderia ser apresentada às ilusões infantis, de maneira mais aterrorizante e inesperada.

Pouco a pouco, os moradores do lugar foram percebendo que o fenômeno se dava nos dias de chuva, e que os mortos eram meninos falantes e ativos, nunca os imperceptíveis e silenciosos. Fosse lá o que fosse, parecia vir movido pela voz dos meninos, como uma besta que já não se utiliza da visão -talvez por impedimento- e segue as vítimas pelo som. Ninguém duvidava que a alma suicida vagasse em nome de sua eterna vingança; qual a explicação racional para isto? Coincidência? Por que só os meninos? Se no coração irracional o pai sentiu queimar a maior das injustiças, estaria o assassino vivo, na cegueira suicida do vácuo?! Vivo pela busca, enraizado aos meninos, crucificado pelo amor divino que nutria fortalecido, sentenciado a caminhar cego na Terra por não aceitar demandas celestiais; recusando-se a partir sem seu filho para o lado dos que optam pelo fim.


Um forasteiro de nome Clark, fugitivo por crimes banais (roubo de pães, frutas, bebibas) em outras cidades, refugiou-se na colina cinzenta certa vez, mas fugindo apavorado logo depois. Deixou eternizado seu pavor em uma carta enviada por ele às autoridades que o perseguiam: - Prezados senhores da Guarda Real; chamo-me Clark Nabot, e como os senhores bem sabem, sou procurado por roubar pequenas quantidades de comida na luta diária pela sobrevivência. Mas não escrevo para me explicar, ou tentar fugir de minha pena sob lamúrias, já que agora percebo que algumas pessoas - crianças- estão sentenciadas a males muito maiores e absurdamente terríveis. Durante meus dias como fugitivo, acabei parando num lugar triste e assustador. Por mais que seja cristão o pensamento, não há possibilidade de creditar ali a presença de Deus. Vi meninos andando amarrados uns aos outros como cães, alguns têm a boca costurada por tiras de couro cru! Creio tratar-se de macabros rituais satânicos, pois assim que evoquei a salvação do criador em meu pensamento, uma coisa que não me atrevo a detalhar perseguiu-me e tentou tocar minha face durante longo período, até que eu me afastasse definitivamente do lugar, Monte Khalpur. Não sei como sobrevivi a essa situação demoníaca; espero que façam alguma coisa por aquelas criança: nenhum filho de Deus merece passar por aquilo. Salvem aquelas pobres criaturas!

Sem mais,

Clark Nabot

Um grupo de soldados da guarda partiu para Monte Khalpur, no intuito de verificar as denúncias de bruxaria e rituais satânicos. Mas não havia ninguém para dar explicações no lugar. Apenas olhos cristalizados e gélidos. Fez-se o silêncio dos meninos a única resposta; e o despenhadeiro da incompreensão a saída lógica, para quem há muito não respirava.


http://www.camarabrasileira.com/panorama2009conto.htm
Panorama Literário Brasileiro
Os MELHORES CONTOS de 2009

Autores selecionados

Allan Pitz
Rio de Janeiro / RJ
O silêncio dos meninos

Andra Valladares
Vila Velha / ES
A última ceia

Andrea Pio de Abreu
São Paulo / SP
Carta póstuma a Darwin

Ana Bernadete Marques de Oliveira
Tatuí / SP
Apenas uma macarronada e um copo de vinho

Andressa Le Savoldi
Rio de Janeiro / RJ
Nosso castelo encantado

Antonio Lycério Pompeo de Barros
Brasília / DF
Elisa

Carlos Eduardo Von Doellinger Manhães
Niterói / RJ
O broche

Carmen Gloria Fernandes Cabral
Rio de Janeiro / RJ
Um verdadeiro Dia das Mães

Cláudio de Almeida
São Paulo / SP
Uma vaca a menos no pasto

Clayton de Argolo
São Paulo / SP
O tom do fim

Elizabeth Maria Chemin Bodanese
Pato Branco / PR
Anjos da guerra

Eritânia Castro Machado de Sousa Brunoro
Rio Branco / AC
Encontro marcado

Fabi Mariano
Rio de Janeiro / RJ
Sinal vermelho

Fabiana Coelho Guaranho
Rio de Janeiro / RJ
Curumim, uma história de amor

Francisco Maciel de Oliveira Borges Neto
Santos / SP
Cada folha do teu corpo

Gaspar Bissolotti Neto
São Paulo / SP
Um estranho local

Helena Hoppen Melchionna
Porto Alegre / RS
Três meninos

Hélio Sena
Massapê / CE
O mistério da porta

Isabel Cristina Silva Vargas
Pelotas / RS
Lágrimas

Israel Fernandes Dias Teles
Goiânia / GO
Dois sanduíches e uma Coca-Cola 600ml

Jader Nones
Rio de Janeiro / RJ
Alma patológica

João Carlos Tórtora
Petrópolis / RJ
A morte do Doutor Bernard Ornellas

João Freitas Filho
Teresina / PI
Conto de fadas

José Faria Nunes
Cassu / GO
Alkacuz

Juan Filipe Stacul
Colatina / ES
Tarde de cores

Julio Cesar Novaes Ferreira
Pindamonhangaba / SP
Desilusão

Laly Cataguases
Belo Horizonte / MG
O par ímpar

Lino França Jr
São Caetano do Sul / SP
Encalço noturno

Luigi Ricciardi
Maringá / PR
Brigadeiro

Luis Cesar Póvero
Campinas / SP
A volta da mulher-livro

Marcelo Allgayer Canto
Cachoeirinha / RS
O que é a vida?

Márcia Vidal
Fortaleza / CE
Coruja, lobo e gato: memórias

Marco Antonio Hruschka Teles
Maringá / PR
Volúpia volúvel

Mario Rebelo de Rezende
Rio de Janeiro / RJ
Amor sem fim

Nathalia da Cruz Wigg
Rio de Janeiro / RJ
Manto sagrado

Paulo Cesar de Almeida
Andrelândia / MG
João sem o pé de feijão

Pedro Marcílio Albuquerque de Castro
Solonópole / CE
Triste despedida

Poliane Andrade de Oliveira
Muriaé / MG
Em meio à neblina

Rafael da Fonseca Ugulino
Rio de Janeiro / RJ
Homem não chora

Renato Dutra Gomes
Taubaté / SP
Tempestades

Ricardo Gnecco Falco
Rio de Janeiro / RJ
A frase

Rita Perez Germano
Rio Grande / RS
O presente

Rodrigo Sena Magalhães
Ipatinga / MG
Teatro de marionetes

Ronaldo Luiz de Souza
Santos Dumont / MG
O frio que nos cerca

Rozelene Furtado de Lima
Teresópolis / RJ
Sogra é sogra

Sandra Mara Fattore
Fortaleza / CE
O último mundo encantado

Sidney Paternoster Esteves
Maricá / RJ
Quanto vale esta casa?

Silvio Lima
São Paulo / SP
Resistência

Tatiana Moreira
Belo Horizonte / MG
Um verão, um amor

Teresa Cristina Cerqueira de Sousa
Piracuruca / PI
Sonhando no pé de caju

Thiago Fonseca
São Paulo / SP
Entre as sombras da pensão

Valéria Victorino Valle
Goiânia / GO
Soluços do corpo

Vicência Maria Freitas Jaguaribe
Fortaleza / CE
Por um trabalho de Penélope

Vinícius Lima dos Reis
Feira de Santana / BA
Olímpico

Wilson Gorj
Aparecida / SP
Dois corpos e um viaduto

0 comentários:

Postar um comentário

Este blog surgiu após inúmeras recomendações, broncas, cascudos e beliscões de conhecidos. Aqui está, enfim, um espaço próprio para o escritor Allan Pitz publicar suas "Patavinices", seus textos, seus livros, e tudo o mais que o tempo for lhe guiando e desenvolvendo.

Obrigado pelo incentivo de todos.