1 2 3 4 5 6

domingo, 2 de janeiro de 2011

A leitura – Por Nanie Dias



O Convidado Paquidérmico para iniciar 2011 com o pé direito é a querida amiga Nanie Dias, do blog Nanie’s World. E o conteúdo do debate não poderia ser melhor: a importância da leitura e os caminhos para os leitores iniciantes. Confiram!


Você lê? Quanto você lê? Isso é muito, pouco, suficiente? É difícil mensurar o quanto é o suficiente quando o assunto é leitura... Mas ‘nenhum livro’ certamente é muito menos que o aceitável. Como amante dos livros e especialista em nada (ops...) eu costumo dizer para amigos que considero 10 livros por ano uma média excelente! Dá para ler quase um livro por mês, sem fazer disso uma obrigação e, portanto, uma chatice. É claro que você pode gostar de ler ainda mais e aumentar um pouco essa média, e se você lê menos do que isso, também não precisa se desesperar. Tudo tem que começar de algum lugar. E se você não tem o hábito da leitura, comece com um livro - não importa o tempo que leve para lê-lo - um dia, um mês, um ano.

Antes de começar a sua primeira leitura (ou talvez a primeira por seu interesse e não por pressão dos pais, escola, professores) pense bastante em qual livro escolher. Por quê? Porque se você não está acostumado a ler e começar com Iracema, do aclamado escritor brasileiro José de Alencar, pode ser que você desista da leitura. Esse é um livro muito interessante, porém com um estilo muito rebuscado, que pode tornar o seu entendimento difícil para um leitor de primeira viagem (mas depois de ler um bocado, não deixe de ler esse livro - ele é muito bom e mostra o Brasil indianista de forma espetacular!). Que tal, para começar, escolher um livro atual? Assim, a possibilidade de encontrar uma linguagem mais parecida com a do cotidiano é maior e, assim, a chance de gostar da leitura também aumenta!

Mas você vai começar lendo um livro de aventura?Tem certeza? Se você é fã de aventura, vá em frente. Mas se não é, novamente, pense duas vezes. Do que você mais gosta? Ficção, Biografia, Aventura, Fantasia, Drama, Ação, Comédia, Futurismo... Tem livros que abrangem todos esses assuntos e ainda outros mais. Então, não comece por um livro que não te apetece... escolha livros que tenham a ver com você!
Felizmente temos, em português, opções maravilhosas de leitura - não apenas de livros traduzidos, mas também de autores nacionais.

E assim, começando com o livro certo e continuando no caminho de suas preferências, você se tornará um leitor voraz. Como eu tenho certeza disso? Porque não há nada como viajar nas páginas de um livro... assistir um filme é muito gostoso, mas a nossa imaginação, nossa criatividade, fica tolhida pela do próprio diretor, atores, e tudo o mais... Que já nos mostram tudo pronto. Quando lemos um livro o autor nos dá pistas, algumas características, mas não fala tudo e temos que trabalhar bastante para imaginar todos os personagens, todos os cenários, todas as situações - é maravilhoso! E se você entrar nesse mundo, se embarcar nessa viagem, eu tenho certeza que não irá querer sair mais... Não precisa chegar a uma média de 50 livros por ano... isso são para os “loucos”, porém, a média de 10 livros por ano você alcançará facilmente.

E por que você iria querer ler mais? Quais são os benefícios da leitura?
Agora sim entramos em um campo muito aberto e muito discutido. Primeiramente é importante, em minha opinião, encarar a leitura como um hobby, um momento de descontração e não como uma obrigação. Tudo que é feito com obrigação é ruim e a leitura não deve ser vista dessa maneira. Se você gostar de ler, além de passar momentos maravilhosos, ainda poderá se beneficiar das vantagens que a leitura traz, entre elas, uma maior percepção do mundo que o rodeia, uma melhoria das habilidades de leitura, interpretação e escrita, além do aumento do seu vocabulário e dinamização do raciocínio (Fonte Eliane Percilia)!

Impressionado? Pois é, o poder da leitura é realmente gigantesco. Não é à toa, portanto, que se dá tanta importância a esse hábito. No último levantamento realizado pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) da OCDE, o Brasil ficou apenas em 51º lugar entre os 65 países participantes. Isso mostra como essa atividade ainda não é comum no nosso país (Fonte Daniela Fernandes).

Por outro lado, entretanto, também é importante destacar que o Brasil avançou muito nessa área. Apenas nos últimos 10 anos, o índice de leitura aumentou 150%, passando de 1,8 para 4,7 livros por ano (Fonte Agência Brasil).

E você? Como está nesse índice? Que tal, então, pegar algumas dessas dicas e tentar se tornar um leitor? Garanto que se escolher com cuidado o livro que irá ler e respeitar as suas limitações enquanto leitor principiante, a leitura será uma delícia! Ah... você já é um leitor ávido? Perfeito! Não deixe então de ler nesse ano que se inicia!

E como encontrar esses livros para serem lidos?
Bom... o primeiro passo é descobrir qual livro você quer ler. Aceita uma dica? Blogs Literários. Existem vários blogs literários na internet que falam sobre os livros já lançados através de resenhas - que dão uma opinião crítica sobre a obra em questão - e podem te ajudar a escolher o que mais combina com você! Alguns bons blogs literários que eu sempre visito em busca de dicas são:
Redoma de Cristal, Acordei com Vontade de Ler, Livromaníaca, Viaje na Leitura, Eu leio, eu conto,
Lá Sorcière , Leituras e Devaneios, Lendo nas Entrelinhas, Supreme Romance, Viagem Literária, Garota It e não vou deixar de mencionar o meu blog literário, o Nanie's World. Mas esses não são os únicos, têm vários blogs literários e quando você começar a conhecer melhor esse mundo, irá encontrar os blogs com os quais você mais se identifica!

OK, visitei os blogs e escolhi o que quero ler: O livro X, do autor Y. Agora como faço para ter acesso a esse livro?
Bom, uma das formas de acesso é comprando o livro. Você pode fazer isso através de lojas virtuais, tais como Submarino, Saraiva, Cultura, Walmart, Americanas, FNAC, entre tantas outras. Ou pode comprar o livro em uma livraria da sua cidade mesmo (e nada melhor do que ir a uma livraria e sentir os livros em suas mãos). Opa... o preço está meio salgado para o seu bolso? Então que tal procurar um sebo? Sebo são livrarias que comercializam livros usados! E tem livros de todos os preços, para todos os bolsos: Estante Virtual.

Então, ainda não dá, certo? Realmente... livros podem custar caro... e mesmo que não custem caro, ainda é mais importante ter o arroz e feijão de todo dia na mesa, né?! Mas não se desespere, existe uma opção para você: as bibliotecas públicas! Procure na sua cidade uma boa biblioteca pública onde você possa pegar livros emprestados! Assim, você lê um livro sem precisar pagar nada por ele! E pode embarcar nesse mundo maravilhoso de histórias e palavras!
Existem livros de 100 reais, mas também existem os de cinco (até menos) e existem os de bibliotecas públicas (que podem ser lidos gratuitamente)! Basta fazer uma pequena pesquisa: quanto você pode gastar, onde você irá gastar e onde irá encontrar o livro que deseja e pronto! Você já pode começar a se deliciar com o mundo da leitura!

Bem vindo, e faça uma boa viagem nas páginas do livro escolhido!



Nanie

http://twitter.com/#!/naniedias
Nanie's World http://naniedias.blogspot.com

13 comentários:

  1. Fiquei muito feliz (e honrada) por ter sido convidada a participar do blog, Allan =)

    Beijos,
    Nanie
    @naniedias
    http://naniedias.blogspot.com

    PS: Espero que o pessoal paquidérmico goste do texto!!!

    ResponderExcluir
  2. Nanie, a honra é toda minha!

    Seu texto está excelente, e o conteúdo abordado é muito importante para as pessoas.

    Também espero que todos gostem.

    Bjão!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Allan por ter convidado a Nanie. E parabéns pra vc tb Nanie pelo belo texto. Realmente é um incentivo e tanto para alguém começar a ler. E concordo 100% com o que escreveu.

    Beijo para os dois.

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  4. Oi Eliane!

    Muito obrigado! A Nanie é uma das minhas primeiras parcerias culturais!

    Gostei desse texto também, justamente por chamar as pessoas para a leitura, mas oferecendo boas opções para iniciar no universo das letras.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. \o/ Adorei o texto abordado e a qualidade do mesmo!! PArabens Nanie e Allan!!
    Um belo incentivo para os novos leitores e também para os velhos e "loucos" leitores uhsahushuas
    Passei de 50 livros lidos em 2010 hahaha

    Beijos aos dois!! ^^

    ps: honrada em ter meu bloguito incluido na sua lista!! hii

    ResponderExcluir
  6. Vim parar nesse post porque conheço o blog da Nanie e ela postou sobre esse texto lá.
    Gostei muuuito do texto!
    Desde quando me lembro, gosto muito de ler. =D
    Achei ótimas as dicas para os leitores iniciantes. ;D

    ResponderExcluir
  7. Ow, Nanie! Menina como vc escreve! rsrs

    Adorei o texto... ficou super rico!
    Não há desculpa para não ler...

    bjusss

    Ps. Gostei demais do blog! =)

    ResponderExcluir
  8. Epa, essa Nanie deu IBOPE por aqui! Maravilha.
    Também não é para menos, com um empurrãozinho desses (trazendo jovens leitores com direito a mapa da mina) o mundo literário agradece.

    Tyele - Olá, parceira! Fiquei feliz em te ver comentando aqui na savana, muito obrigado! Eu também passei dos 50 livros lidos esse ano... Você sente que está enlouquecendo totalmente? Rsrs. Beijão!!

    Nanda - Muito obrigado pela visita. Espero encontrá-la mais vezes por aqui! Seja bem vinda.

    Beli - Muito obrigado, garota! Seja bem vinda em minha humilde savana de pensares. Obrigado por seguir o Paquidermes. Beijão!

    ResponderExcluir
  9. Adorei o texto.
    A Nanie tem um jeito de escrever que eu adoro, aborda temas importantes, mas de fácil leitura. Parabéns Nanie e Allan!
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Deiare!
    Muito obrigado por comentar.
    A Nanie certamente está feliz com esses comentários positivos, e eu também!!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  11. Fico muito feliz que estejam gostando do texto!!! Eu fiz com muito carinho ^^
    Muito obrigada!

    Beijos,

    Nanie
    @naniedias
    http://naniedias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Nanie, as portas do Paquidermes estarão sempre abertas para você.

    Muito obrigado pela força em 2010, e pelo pontapé inicial em 2011!

    Bjão do Pitz!

    ResponderExcluir
  13. Allan, eu que agradeço a oportunidade =)

    Bjos

    ResponderExcluir

Este blog surgiu após inúmeras recomendações, broncas, cascudos e beliscões de conhecidos. Aqui está, enfim, um espaço próprio para o escritor Allan Pitz publicar suas "Patavinices", seus textos, seus livros, e tudo o mais que o tempo for lhe guiando e desenvolvendo.

Obrigado pelo incentivo de todos.